Observando de longe, parece que o Atlântico a vai engolir na primeira noite de tempestade, mas três séculos já se passaram desde a sua construção, e ela continua, firme. Talvez seja por causa da rocha sobre a qual está assente – um local de culto há mais de dois mil anos.

 

Uma das Capelas mais interessantes-aerea2-blog-camoestv

A Capela do Senhor da Pedra está situada na Praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares, no concelho de Vila Nova de Gaia, a norte de Portugal. Foto: DR

 

Na vila costeira de Miramar, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, fica a capela, construída no topo de uma rocha, virada de costas para o mar. Pequena, mas monumental, frágil, mas forte, irreal e contudo verdadeira, assim é a bela Capela do Senhor da Pedra. Reza a lenda que, há séculos, os habitantes da localidade de Gulpilhares pretendiam construir uma ermida ao Senhor da Pedra. O plano seria construí-la num terreiro, mas quando começaram a levantar as primeiras pedras, uma luz misteriosa apareceu sobre os rochedos da praia. A aparição causou grande comoção entre os gulpilharenses, que a tomaram como um sinal de que a capela deveria ser ali construída.

 

Uma das Capelas mais interessantes-capela2-blog-camoestv

Painéis na entrada da Capela do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia Foto : ©Viaje Comigo

 

O monumento edificado de costas para o mar é um lugar único no país, e atrai milhares de visitantes todo o ano. São muitos os casais que sonham casar ali um dia, junto à praia e ao extenso areal, numa que é das mais bonitas capelas de Portugal.

 

Uma das Capelas mais interessantes-interior-capela-blog-camoestv

Altar no interior da Capela. Foto: DR

 

Há cantigas ao Senhor da Pedra em localidades como Cinfães e Paredes, entre muitas outras. Quer isto dizer que acorriam às festas do Senhor da Pedra romeiros vindos de muito longe. A crença no Senhor da Pedra pode ter tido origem na antiga adoração pagã, mas o povo criou histórias e lendas para explicar a construção da capela e a importância da rocha que a suporta.

 

Uma das Capelas mais interessantes-sunset-capela-blog-camoestv

Portugal é um mar de descobertas, visite os patrimónios históricos de Portugal.

 

Uma das Capelas mais interessantes-aerea-blog-camoestv

Foto aérea da Capela. @ Câmara de Vila Nova de Gaia

A Praia do Senhor da Pedra tem bandeira azul e é também uma das cinco praias acessíveis         do concelho de Gaia, com infraestruturas adequadas a pessoas com mobilidade                       reduzida. Este ano, com mais um motivo para ser visitada: dois campos de futebol de                 praia para atletas ou amadores da modalidade.

Todos os anos, existe uma Romaria em honra do Senhor da Pedra com duração de três dias,          que tem início no Domingo da Santíssima Trindade. Este ano, por causa da pandemia de              COVID-19, a festa não vai acontecer.

     

 

 

 

Como chegar: A Capela do Senhor da Pedra fica a 20 minutos de comboio do Porto.   Você deverá descer na Estação de Miramar  e andar aproximadamente 10 minutos até a praia de Miramar (sinalizada) onde se encontra a Capela do Senhor da Pedra.

Camões TV

Uma das Capelas mais interessantes do mundo está no Porto