Este Verão não deixe de visitar as inúmeras piscinas naturais que Portugal tem para oferecer. Comece por espreitar estas. A praia e as piscinas de hotel não são a única opção se quiser dar uns mergulhos ou ir chapinhar com as crianças. As piscinas naturais, por exemplo, têm muitas vantagens e são mais abundantes do que se possa pensar. Normalmente no meio da natureza, permitem-no observar a beleza selvagem que o rodeia, enquanto nada em águas sem cloro. Já para não falar que são excelentes alternativas para fugir de enchentes. Veja a lista de  piscinas naturais em Portugal mais imperdíveis e partilhamos para o fazer sair de casa.

Piscinas naturais-Portugal-parai da gola

Poço da Gola

As cordenadas exactas são mais ao menos desconhecidas. A morada não é particularmente famosa, mas apenas porque esta é uma jóia resguardada do mundo no ponto mais alto do trilho dos moinhos da Parada, na freguesia de Lindoso. Para lá chegar, vai levar cerca quatro horas e meia (sete quilómetros). Mas não bufe já: compensa a estafa, palavra de escuteiro. É que esta represa artificial recebe duas quedas de água que descem da Serra Amarela e se encontram numa piscina natural. Para encontrá-la o melhor é perguntar pela cascata. Uma vez lá, pode mergulhar à vontade e tirar umas fotografias. Localização: Parque Nacional Peneda-Gerês, Ponte da Barca.

piscina natural-portugal arga-camoestv

As lagoas da Serra de Arga

A Serra d’Arga chega aos 825 metros de altitude, em pleno sistema montanhoso da Peneda-Gerês, no Alto Minho. É um lugar para percorrer e apreciar. Há até quem lhe chame Montanha Sagrada, elogiando-lhe as cordilheiras graníticas, as cascatas e os bosques. Mas o melhor é que até encontrar as lagoas, sete ao todo, há-de cruzar-se com muitas espécies de bichos, em terra e nos rios, desde borboletas-limão até rãs-de-focinho-pontiaguado, passando pelo mal amado lobo-ibérico. Quando as encontrar, demore o olhar na água límpida e calma. Mas cuidado: não é minimamente temperada. Se não aguenta as praias da Nazaré, esta águas são igualmente polares. Localização: Serra de Arga, Montaria 4925.

Fonte dos Amores

Chama-se Fonte dos Amores, à semelhança da congénere de Coimbra, pelas juras de amor que já abençoou e cujos votos ainda estão cravados nas rochas. Mas situa-se na vila de Boticas, muito perto das Termas de Carvalhelhos, por entre trilhos e calçadas. A queda de água cria uma piscina natural ladeada de penedias e árvores, integrada no percurso pedestre da Rota das Levadas. Mas é mais fácil chegar lá se optar por uma acesso mais curto a partir do Castro de Carvalhelhos, onde encontra um caminho de terra pedestre rodeado de vegetação, que desce até ao rio. Localização: Fonte dos Amores, Boticas 5410-130.

Praia Penedo Furado

Perto de Milreu, quase no centro do país, este é um dos locais mais conhecidos do concelho de Vila de Rei, talvez por ter sido uma das três finalistas do concurso Maravilhas de Portugal, na categoria de Praias de Rios, em 2012. Destaca-se desde logo pela passagem natural na rocha e pela ribeira a dividir o maciço rochoso. Às quedas de água que formam as piscinas naturais de Penedo Furado dá-se o nome de “bufareiras”. Com pouca profundidade, é ideal para programas em família, embora a praia também seja bastante procurada por campistas. No ponto mais alto, existe um rochedo imponente com uma enorme abertura de feitio afunilado, que dá nome à praia e onde foi criado o Miradouro do Penedo Furado. Daí poderá admirar a paisagem de serras e montes revestidos de pinhais, a ribeira do Codes, a albufeira da Barragem do Castelo de Bode e as casinhas das povoações envolventes. Localização: Praia do Penedo Furado EM548, Vila de Rei 6110-174.

Cascata do Rio Mourão

A Cascata do Rio Mourão, ou de Anços como é mais conhecida, serviu de cenário ao génerico da telenovela Jardins Proibidos, da TVI, e encontra-se entre as aldeias de Anços e Maceira, pertissímo da vila de Sintra e da cidade de Lisboa. Para lá chegar, é aconselhado calçado confortável para caminhada em terreno irregular, apesar de haver placas a indicar o caminho, que termina nas fragas por onde escorre um afluente do rio Lizandro e onde se forma uma piscina natural, protegida por vegetação cerradas e conjuntos rochosos, perfeitos para estender a toalha e atirar-se aos banhos. Localização: Cascata do Rio Mourão, R. do Pêgo, Montelavar 2715-719.

Pateira de Fermentelos

Conhecida por Pateira de Fermentelos, é a maior lagoa natural da Península Ibérica. Situada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, antes da confluência do rio Cértima com o rio Águeda, a zona é muito rica em fauna, flora e espécies aquáticas. Para além de mergulhar e dar umas braçadas, vale a pena percorrer as margens do lago, pescar e fazer um passeio numa das tradicionais bateiras (barco pequeno, de fundo chato) ou de bicicleta aquática, uma espécie de “gaivota”, que pode ser alugada no miradouro. A paisagem convida ainda a fazer-se acompanhar de máquina fotógrafia, para alimentar as redes sociais de imagens tão bonitas quanto naturais. Exacto, nada de selfies. É mesmo para deixar o ego de lado e eternizar o verde e azul à sua volta. Localização: Pateira de Fermentelos, Fermentelos 2855-632

Praia Fluvial de Loriga

Esta é uma espécie de santuário para os amantes da natureza. A começar logo pelo facto de ser a única praia fluvial portuguesa situada num vale glaciário (no Vale glaciar de Loriga, cujos vestígios ainda hoje são visíveis). Conhecida pela sua água cristalina, que brota de uma nascente na serra, tem várias piscinas, incluído duas mais adequadas a crianças, e já foi premiada pela qualidade, com Bandeira Azul e um galardão de ouro, este atribuído pela pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Além de ser de relativo fácil acesso, tem parque de estacionamento e de merendas, para que piquenicar nunca deixe de fazer parte do programa de festas. Mas atenção: vale a pena visitá-la no Inverno, quando as montanhas que a circundam se encontram cobertas de neve e as águas correm mais fortes pela cascata. Localização: Praia Fluvial de Loriga N231, Loriga 6271-906.

Cascata da Fraga da Pena

Para encontrar este recanto paradisíaco, basta fazer uma caminhada, de dez a 15 minutos, desde a aldeia dos Pardieiros. A Fraga da Pena, em plena Paisagem Protegida da Serra do Açor, corresponde a um acidente geológico atravessado pela Barroca de Degraínhos, que resultou num conjunto de quedas de água sucessivas, que se precipitam em piscinas naturais. Sim, há mais do que uma e são frias. Mas, se não tiver coragem para entrar, pode ficar simplesmente a contemplar o cenário. Tem é de ter atenção, porque de vez em quando há veraneantes que gostam de ir a banhos como vieram ao mundo. Localização: Cascata da Fraga da Pena, Benfeita 3305

Barragem do Maranhão

Situada na bacia hidrográfica do rio Tejo, na Ribeira de Seda, esta barragem alimenta, em conjunto com a Barragem de Montargil e a Barragem de Magos, o Canal do Sorraia, um sistema de irrigação agrícola português, que beneficia cerca de 1500 proprietários de hectares. Obra dos anos 50, destinada sobretudo à rega, é uma das maiores do norte alentejano. O lago artifical situa-se numa zona de planície de grande beleza e o miradouro do Maranhão permite desfrutar da vista sobre a albufeira, as pastagens e as searas envolventes. Quando o nível da água desce a valores muito baixos, surgem zonas de lamas expostas que atraem limícolas e outras aves aquáticas. Mas é, frequentemente, ideal para nadar e andar de canoa. Localização: Barragem do Maranhão, Avis 7480-371

Piscina Natural da Caloura

Escondida numa encosta escarpada, mesmo ao lado de um pitoresco porto de pesca, está uma das mais bonitas piscinas do arquipélago: a Piscina Natural da Caloura. Numa minúscula península dentro da baía é possível tomar banhos de água salgada a contemplar a hipótese de passar a tarde em sites de imobiliárias para saber quanto custa comprar uma casa ali (spoiler: muito dinheiro). E se os mergulhos lhe derem fome, o Restaurante Caloura, mesmo ao lado da piscina, serve peixe fresco (o “peixe do dia”) a 15€ a dose. O menu depende do que o mar providenciar mas pode encontrar peixes como atum, bicuda, tainha, serra e chicharro. A esplanada convida ficar nem que seja pela imperial (1€). No Verão o restaurante faz fila. Localização: Rua da Caloura, Água de Pau, Lagoa, Açores.

Time/Camoestv

Piscinas naturais em Portugal para mergulhar na natureza