missão Marte 2020  a ser lançada esta quinta-feira 30 de julho, com aterragem prevista para fevereiro de 2021, na cratera Jezero, onde terá existido um lago e um delta.

O responsável por esta missão é o robô-cientista Perseverance, que vai vasculhar a superfície de Marte à procura de vestígios de vida e recolherá amostras para depois trazer para a Terra. TODOS A BORDO PARA A MISSÃO MARTE 2020

Através da página Send your name to Mars – Envia o teu nome para Marte – só temos de registar o nosso nome, recebemos um cartão de embarque, que podemos imprimir, e entramos no programa de pontos de “passageiro frequente”. Em cada missão da NASA, ganhamos “milhas aéreas”, que também podem ser descarregadas.

 

Nasa leva o teu nome para Marte-blog-camoestv

O nome da Camões TV estará em Marte em 2026 – Boarding Pass Foto: NASA

 

Garantimos no nosso lugar em Marte no embarque do ano de 2026. (Nota: o voo que parte esta quinta-feira já está “fechado”. Os próximos nomes a serem registados já só irão no voo de 2026)

No laboratório Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia, um feixe de eletrões grava os nomes num chip de silicone em linhas de um tamanho mais pequeno que um milésimo de um cabelo (75 nanómetros). Assim cabem mais de um milhão de nomes num micro-chip. Cada um dos chips será depois afixado no robô, tapado por um vidro.

A primeira placa com mais de 10 milhões de nomes de pessoas foi afixada no robô Perseverance Mars rover a 16 de março de 2020, no Kennedy Space Center da NASA na Florida e se tudo correr conforme planeado, a chegada está prevista para fevereiro de 2021.

Esta missão será também destinada a vasculhar a superfície de Marte à procura de vestígios de vida e de recolher amostras do solo e das rochas. As amostras serão enviadas para análise na Terra através de uma outra missão robótica, a ser lançada prevista para 2026 e com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA) – a ExoMars.

Nesta primeira missão dedicada à astrobiologia, a NASA vai procurar sinais (químicos) de vida microbiana passada em Marte, caracterizar o clima e a geologia do planeta e, assim, abrir caminho para o envio de astronautas.

lançamento do foguetão Atlas V 541 está previsto para as 7h50 locais (12h50 em Lisboa) do dia 30 de julho de 2020 a partir de Cape Canaveral Air Force Station. Pode ser acompanhado através da NASA TV ou no YouTube.

CamõesTV / NASA

Nasa leva o teu nome para Marte