O fotógrafo freelancer Bas Uterwijk  usa  um programa para gerar retratos hiper-realistas de figuras históricas famosas. Com milhares de fotografias, o recurso usado de aprendizado profundo são capazes de gerar fotografias que parecem – pelo menos superficialmente – genuínas ao olho humano.

 

 

Com imagens de Napoleão à figura da Estátua da Liberdade, Uterwijk usa inteligência artificial para criar imagens do tipo fotografia que podem nos dar uma idéia de como essas pessoas realmente eram. Apelidado de “A.I.” esta série retratos gerados, foram criadas com o Artbreeder, um software de IA que identifica características e qualidades faciais comuns das pinturas e estátuas. O fotográfo usou opções diferentes dentro do  programa e editou a  imagem. Numa forma artística, pois ele seguiu as cores representadas nas pinturas que conhecemos sendo elas a cor dos cabelos e dos olhos. Quanto às pinturas, é um pouco mais fácil, pois ele alimenta a IA com imagens diferentes, o que significa que quanto mais pinturas disponíveis sobre o assunto, mais informações o artista tem para concluir o trabalho.

“Com a rainha Elizabeth, havia muitas pinturas dela”, Então carreguei 10 imagens diferentes e criei o que eu acho que é uma imagem realista de como a cabeça dela ficaria com base em uma média”, disse Bas Uterwijk ao YahooNews. O Artbreeder é gratuito e acessível gratuitamente. os resultados variarão de acordo com a quantidade de imagens que você enviar. Para ver mais do trabalho de Uterwijk, acesse a conta do instagram dele aqui.

CamõesTV

Fotográfo cria retratos de famosas figuras históricas