Conhece a Flor-cadáver-blog-camoestv

 

A flor cadáver “Vincent Van Gross” do zoológico de Toronto finalmente floresceu após meses de antecipação, e está é a hora do “mau odor”. A flor conhecida por imitar o cheiro de carne podre só floresce por oito a 38 horas por vez, e apenas uma vez a cada vários anos.

O zoológico estendeu seu horário de funcionamento até as 23h. no domingo dia 9 de agosto, para permitir que os visitantes sentissem  o cheiro da famosa flor antes que ela fechasse novamente. O nome científico é Titânio Amorphophallus é nativo da Indonésia e pode crescer até três metros de altura. Leva de seis a dez anos para a planta produzir sua primeira flor, que libera o cheiro para atrair insetos que confundem o cheiro com carne podre.

Esta é a segunda vez que a flor desabrocha no zoológico. A primeira flora foi em setembro de 2018. Na realidade, apesar de ser por vezes considerada a maior flor do mundo, produz uma inflorescência, pelo que a maior flor de facto é a Rafflesia arnoldii, nativa do mesmo continente. Os florescimentos são raros porque a planta é muito difícil de cultivar, incluindo em condições ideais.[1]

Aquando da floração, exala um forte odor de carne podre que atrai insetos.[1] Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.

Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos,é um endemismo das florestas tropicais do oeste de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, onde é conhecida como “flor-cadáver”. Este nome pode derivar do cheiro nauseabundo que exala. Quem a descobriu foi o botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878. Seu nome científico Amorphophallus titanum significa, literalmente: falo gigante sem forma e podendo viver até os seus 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes.

CamõesTV

Conhece a “Flor-cadáver”?